ATUAÇÃO JURISDICIONAL PARA A EFETIVAÇÃO DO SUPORTE NORMATIVO-AXIOLÓGICO DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO A PARTIR DO TRIBUNAL REGIONAL DA PARAÍBA (13ª REGIÃO)

Autori

DOI:

https://doi.org/10.36598/dhrd.v8.2823

Abstract

A pandemia da Covid-19 trouxe uma série de mudanças para o mundo do trabalho, alterando significativamente as relações laborais dos brasileiros. Na mesma medida, reconhece-se que o princípio da dignidade da pessoa humana é, por muitos, considerado o cerne dos direitos humanos. É no intuito de garantir uma vida digna e um mínimo de bem-estar ao cidadão que tais direitos existem. A situação de emergência sanitária causada pela Covid-19, além de ter deixado um rastro de destruição e sofrimento, põe também em evidência a questão paradoxal dos direitos antinômicos e, do mesmo modo, suscita a discussão sobre a questão da dignidade do cidadão trabalhador. Nesse contexto, a justiça trabalhista exerce um papel fundamental na solução dos conflitos, impedindo abusos por parte dos empregadores e protegendo os direitos dos empregados. Assim, pretende-se analisar a aplicação do princípio da dignidade da pessoa humana nas relações trabalhistas no Estado da Paraíba por meio da análise metodológica quali-quantitativa, do tipo indutiva, utilizando para tanto o método estatístico-descritivo. Por fim, conclui-se que o estudo verificou maior incidência em casos envolvendo danos morais, bem como a importância da aplicação do princípio da dignidade da pessoa humana em tempos de pandemia como instrumento para a garantia de direitos e proteção do trabalhador.

Biografie autore

  • Jailton Macena Araujo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

    Doutor em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil. Mestre em Direito Econômico pela UFPB. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande/PB, Brasil. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB. Docente do Curso de Direito, vinculado ao Departamento de Direito Processual e Prática Jurídica (DDPPJ), do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB.

  • Camila Macedo Pereira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

    Doutoranda em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil. Mestra em Filosofia pela UFPB. Bacharela em Direito pelo Centro Universitário Facisa (UNIFACISA), Campina Grande/PB, Brasil. Advogada.

  • Antonio Lucas Lira Pereira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

    Graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil. Técnico em Instrumento Musical pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), João Pessoa/PB, Brasil. Servidor público do Governo do Estado da Paraíba. Advogado.

Pubblicato

2025-07-17